O menino e o balão

Nos trilhos de esta cotidiana vida

o menino resistia ser presa da fome

da qual miséria já era o abrigo

e o sorriso, estrela única de sua noite,

o bilhete pedia esmolas

um pai teria já morto

a mãe apenas resistia

as moedas eram propósito

desse pregão dos vagões

e o seu comparsa era a força de quem

não queria morrer naquele mesmo dia

(mas quem seria dele o alicerce

daquele papelzinho sobre minha coxa?)

daqui ou dali tirava algum troco

e de mim, pelo meu filho, raras moedas eu resistia;

ai em diante, ele vira nos meus olhos

o olhar distante perdido

ele enxergou meu pedido

de uma proximidade mais cuta

do que aquela simples ajuda

peguei rápido na boca

o ar exato de um balão em plena festa

e na frente de tantos outros olhares

enchi de ímpeto aquele roxo

enquanto ele, menino, mais tímido

sentava do meu lado, apenas dele o sorriso

“Você foi hoje na escola?”

e mais experto que onça

“Fui sim, senhor”

então com pouquíssimo traços

fiz daquele balão um rosto

menos feliz que o menino

e com as mãos vazias

dei-lhe o sorriso roxo,

mesmo na pressa daquela fome ambulante

ele se afastou feliz,

na corrida para trocar de vagão

deixou cair as moedas que já tinha

e o balão de fino sorriso também lhe escorregou

mas como a onça é ligeira

e de miséria não morre

lançou como se fosse fera

no chão pegar os metais

e o sorriso que eu lhe dera

ficou pingando no trem,

eu me assustei pelas perdas

pelo rosto do balão

mas mesmo naqueles instantes

de luta pela recuperação

eu perplexo dos acasos

que o meu presente causou

puxei meus últimos cruzados

o menino voltava pelo corredor

correndo trás o balão

eu um pouco contente

brindei-lhe aqueles centavos

e ele em agradecimento

ainda mais feliz que o rosto desenhado

deixou-me ver

apenas em gestos intuídos

que a fome daqueles dias

agora de ar guardado num balão

de rosto único

havia-se colorido de roxa sutil esperança

(talvez mais minha do que a dele)

 

 

 

 

 

 

Responder

