La Habana: Sete músicas para não esquecer de você

É bem provável – eu não duvido – que a cidade de La Habana, seja uma das cidades com mais músicas dedicadas a ela. Se não a que mais, certeza que é entre todas, as mais belas composições foram feitas para essa cidade à beira mar.Cheia de cantos nostálgicos e amorosos. Receio de verte partir no olvido fatal, os compositores jorram luz nos teus versos e lembranças.

A quem já esteve lá, as imagens pulam num mar de belas retratos solitários. A quem não, aqui a essência dessa bela cidade, representada apenas, pelos mais recentes cantores e pelos mais variados ritmos.

Em primeiro lugar, o clássico Sábanas Blancas do cantor e trovador Geraldo Alfonso, aqui numa versão ao vivo, e como ele mesmo no vídeo explica fora a música tema de um programa de televisão… Sábanas Blancas de Gerardo Alfonso .

Na mesma pegada, com mais potencia na voz e mais lírica nos versos, a incrível apresentação de Xiomara Laugart da composição de Jose Antonio Quesada Xiomara Laugart – Hoy mi Habana .

Este outro presente a capital de todos os cubanos faz parte da trilha sonora do longa-metragem Habana Blues que mostra a a realidade de músicos independentes na ilha no começo dos anos 200o. O vídeo da música é com cenas do filme e é interpretada pelo X Alfonso. Habana Blues: o filme  .

Do próprio X Alfonso, a música  Habana 8pm uma composição electrónica que vá surpreender a muitos.

Mantendo o ritmo mais pegado, a música de Los Aldeanos, Mi hermosa Habana que é na verdade una releitura del clássico do mesmo nome de Los Zafiros, traz uma crítica sólida a questões sociais da principal cidade de Cuba, com apontamentos à sociedade e também ao governo. Além do que, dá para acompanhar através das batidas e vozes em background o tema original Mi hermosa Habana .

A música mais “moderna” é o abraço entre os reggeatoneros de Gente de Zona, banda que se tornou conhecida por aqui pelo hit Bailando, junto com a famosa banda Orishas que apresentam esta Mi Habana . 

Para terminar a lista, Carlos Varela canta Habáname, simples assim.

Aqui, na distância, este post-lembrança da minha cidade. Nossa cidade.

 

 

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s