E quando tenha filhos…

Uma coisa simples, do ABC da educação, do simples afeto construtor, não faça de seu filho preso do seu amor. O amor é o que liberta e, nunca pelo medo, nos ajuda crescer.

Acho que meus pais não fizeram isso comigo. Hoje eu vejo, quanto é fácil não olhar para meu filho e ver nele, a conclusão ou fim dos meus dias. Dele, não espero o chamego de um filho adulto no seu pai velho. À ele, de igual para igual, iguais.

Porém, nas esquinas do meu bairro, lá em Santos Suarez, eu ouvia. “Se eu não jogar eu levo a bola”, pois leve a bola rapaz. Leve sua bola na sua escura solidão de si próprio. Esconda-a onde só você e sua triste figura possam encostar e brincar.

Lá no meu bairro se alguém ameaçasse levar a bola, em troca de ficar, pois tirávamos a bola, e ainda mandamos o infeliz ir embora. Sem bola. Sozinho.

Essa atitudes em troca de afeto, nascidas no seio da família, da imensa maioria das famílias, são responsáveis pelas piores chantagens emocionais  que virão encontrar você ao longo da sua vida.

Amores pregados na chantagem de não ficarmos a sós. Relacionamentos enfurnados na escura solidão de si próprios, escondidos nas suas tristes figuras, pelos simples medo de perder a “bola” do outro que ameaça sair do jogo. Famílias que se assustam, tentando tirar de seus filhos ou pais, o afeto que as sustentam.

Então, se vai ter um filho, se já tem, se alguém perto de você tem, não o ameace de lhe tirar o docinho, não troque um beijo por sorvete, não o iluda com brinquedos na venda de afeto, não o leve ao parquinho no escambo do amor.

Isso muda o mundo. Isso nos fará, fará dos nossos filhos, o melhor.

 

2 pensamientos en “E quando tenha filhos…

Responder

