O luxo do Sponge Rush.

Hoje eu fiz e comi Sponge Rush.

Na Cuba que eu nasci e me criei, os luxos eram poucos. Nem quem tivesse algo a mais de grana poderia adquirir produtos que os mantivessem digamos, fora do padrão. Ninguém, obviamente, que não fosse das cúpulas políticas ou militares.

Na época que “éramos” crianças, todos tinham as mesmas coisas, ou as mesmas faltas. Os mesmos brinquedos. As mesmas camisas xadrez. Os calçados de couro preto. As mesmas oportunidades de visitar museus ou locais turísticos. Ou mesmo, a falta de tudo isso.

A comida era basta. Produzidas no campo da ilha sob aquele sol feroz: frutas, legumes e feijões. Ou trazidos em latas em navios soviéticos – é, esse gentilício já foi mais famoso – sortiam as prateleiras dos mercados: maçãs, merluzas, vinhos, sopas prontas.

Hoje em especial lembrei-me de um desses luxos pedestres, daqueles que se vivem só nas condições precárias que los cubanos convivíamos, e que chamava sponge rush – na falta de informação sobre Cuba na web, el Bu perguntou a mi amiga Mailín Milanés, dois cubanos do pedaço. La temba quem confirmou o nome correto.. Era uma torrada doce, feita de bolo comum de baunilha. Digo eu baunilha, mas na isla poderia ser qualquer coisa nos paladares.

Naquela época aquele doce me causava uma felicidade imensa. Não sei se era o sabor diferente da forma torrada de um mini pão de forma. Não sei se era a frequência com que eu comia aquilo, só às vezes, sabe! Não sei se era o inglês contido nas palavras que designava aquilo: esse lado subversivo de quem vive afastado de todo do mundo El Capital ou das sequências imagéticas da leitura de 1984.

Demorei em ficar maiorzinho e começar perceber como se construía aquele país; aliás, como se desconstruía. Demorei em descobrir que o luxuoso doce era simplesmente um bolo comum torrado em forno industrial. Eram o fim de sueño cubano.

Eu era um moleque. Todos naquele país éramos. Sponge rush era incrivelmente delicioso, até hoje é.

Hoje eu fiz, e comi.

Responder

