Sonho da Lua

 

“eu já fui até a lua
pra tentar te convencer
e acabei
conquistando a lua
só não conquistei você”

Até a Lua / Tião Carvalho.

Dos sonhos de vida, quase não tenho, nem tive. Nunca fiz questão de perseguir unicórnios brancos na ilusão de abraçar aquele animal divino.

Alerta… Desperto!

Nessa caminhada sempre me pareceu que as estrelas guias dos outros, desenhadas no desejo alheio, eram mais brilhantes e certeiras. Não que emprestei minhas forças no vão de uma amizade, de um amor, de uma façanha, apenas que os outros tinham melhor colorido aquelas noites estreladas.

Talvez fosse esse o intuito: não prender-me aos fracassos, e menos, aos sucessos.

Nesse exercício continuo das noites emprestadas, o fiozinho equilibrado sobre o abismo, o perigo não está na queda. O ponto era perceber quando o sonho dos outros, sonho nosso, conjunto, terminava; e sem magoas nem expectativas, a estrela guia mudava de estação.

Pulo… em voos altos, concebidos livres. Minha ideia era, sem ser, sendo.

Desde meu sol, os sonhos eram da lua. Eram de dia-em-dia, crescentes infinitos. No meu querer não cabia tanto, mas eu ia assim, cotidiano, sonhando tudo que sonho, sem querer tê-lo. Dentro, era tanta estrela guia, que os sonhos alheios até se coloriam.

Na primavera, sonhos meus eram de lua redonda branca e fúlgida. Iluminava-me os avessos. Eu amanhecia pelo poente. A noite era meu alto meio-dia. Eu acordava…

… minguante, que o sol também tem sombras do lado de dentro. Dos escuros internos não há como esconder os breus. Sonho que não vive pesadelos se esquece no divã da vida. Chovia na tormenta, e me molhando entregue, inundo, os sonhos ficam úmidos fluxos.

Sem estrelas nem sóis o que ilumina é a essência alma. Era novo o único. Na solidão sem lua, sonho meu renovado, primeiro de todos os sonhos, tudo brilha: estes olhos.

Lucecitas…

Responder

