Havia uma vez na academia (militar)

Quando era pequeno meu pai contava sempre de seus tempos de militar. Ele também esteve três anos de serviço obrigatório na Base Aérea de San Antonio de los Baños.

Na época dele, eram três anos, e como ele era fascinado por aviões fez um curso de técnico em manutenção de fuselagem. Assim ele garantiu que aqueles anos, ele estaria fazendo o que mais gostava.

Minha irmã e eu ouvimos muitas das anedotas dele, com muito interesse. Das vezes que ele fugiu para ver a mãe dele, ou para encontrar uma namoradinha. De como faziam para inventar uma febre com pasta dental. Dos colegas que se deram tiros no pé para ficar de licença temporal. Dos que morreram tentando fazer isso. De como eram filhos-da-puta os oficiais. Dos plantões frios cuidando estrelas e grilos. De como, alguns amigos viajaram para Angola a cumprir missões de combate, alguns voltaram e outros não. De como no helicóptero, antes do primeiro salto em paraquedas, um amigo dele morrera e suspenderam o salto dele.

Minha irmã e eu sempre que ele começava dizíamos “Era uma vez na academia…” e já rachamos de rir. Ouvimos muito dos sofrimentos dele e da solidão. A pesar disso, sempre falava com carinho daqueles tempos pertos dos aviões, sua maior paixão, e que da alguma forma não foi concretizada, já que não deixaram ele continuar a carreira.

A pior história, e que sempre me deixava triste, foi quando na última semana antes da liberação do serviço, um oficial que estava de olho nele, o pegara dormindo no plantão da pista de decolagem. Era um delito grave para os tempos da Revolução, a principal pista de defesa aérea de La Habana estava descuidada e os aviões e munições em perigo.

Ele foi punido em corte civil-militar, e preso por um ano mais, de cumprimento de serviço.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s