Flagrando felicidade

Festa de criança é assim. Elas brincam até o fim. Correm para lá. Volta para lá. Sorrindo, cantando, se batendo, zoando.

Eu morro de tedio num canto, na solidão dos meus pensamentos. Pareço com uma dessas crianças que não consegue se enturmar. Fico na boa. Na minha.

Benjamín curte demais, mas observando ele, percebo que também fica na boa num canto. Na dele.

Eu tento me enturmar. As crianças terminam sendo minhas parceiras, seja pelo cabelo, ou porque estou deitado no chão como um deles. Elas vêm brincar comigo, dai eu brinco.

Ontem a festinha era numa escola de circo. Lugar perfeito para eles, e perfeito para mim. Cama elástica, cordas, equilíbrio, muitos e muitos colchões.

Num relance, quis pular na cama elástica com Benja, e empolgado, fui atrás dele, correndo, procurando entre os outros moleques, dentre as pernas dos adultos, na fileira dos lanches, nos outros brinquedos. Achei-o longe, esperando seu momento na corda, sorri e corri até ele, e quase gritei o nome dele para ele me ver, e então… ele sentado de lado de uma mocinha, idade dele, da mesma sala, sorriso aberto, sorriso de quem gosta, de quem curte. Detenho-me… Era um flagra, flagra do meu sorriso, sorriso aberto de quem gosta, de quem curte. Meu filho ali, dele, dono daquele gesto de aproximação, livre, sorrindo e gostando. Talvez sem toda consciência, sem nenhuma maldade, só um gesto dele para ela: um beijo.

Eu quieto, criança mal enturmada, vendo seu filho partir no caminho dele, caminho de sorrisos e gestos de aproximação, sorrisos livres, sem maldade, com toda consciência.

Eu dei meia volta e corri para a cama elástica, sozinho, feliz, sorrindo… bateu uma saudade.

Responder

