Vinheta bilíngüe para um retorno-adiós.

Agora cruzei de volta a ponte, novamente. A ponte é, por demais, um braço-abraço tingido de mar-continente. Estou de volta, Brasil, meus amigos e a cidade maior.

O instante de pôr os pés no asfalto se tornou tão trivial, que não houve aquela emoção. Ali estava meu filho de braço-abraço correndo em direção da mãe, e yo, nem triste ou faminto,  fiquei de ladinho vendo tudo acontecer.

Quem leu, conhece muito do que aconteceu por lá, minha ilha distante-à-deriva. Permiti-me largos momentos para registrar o segundo ocular, e o movimento por ação, a intenção de um sentimento, os poucos absurdos que vivi. Voilá…

Crucé el puente, nuevamente, en dirección del Sol. En la ventanilla, la presencia mi hijo, no me permitió ningún sufrido adiós. Yo era la rarísima felicidad de su instante, y el deseo de irse-regresar.  

En el aeropuerto la instancia se vistió de insensatez, por esa amarga certeza de volverlos a ver (todos y todas). No mentí si prometí regresar, pero la noche era fría y no habría motivos para no intentarlo otra vez. Mi hijo y yo vimos a mis padres, sus abuelos, sonreír. Era distante el momento, a lo largo de toda aquella luz de la despedida, pero era indudable y grande, el más grande y genial de los adioses. ADEUS.

O impulso foi tênue, e quando apareceram as avenidas conhecidas do sobreviver, entendi por acaso ou por fé, que era daqui onde este pedaço de corpo gastado dos trinta lhe pertence este viver. O apego não é suficiente, mas existe a raiz. Semente lançada em prantos e beijos, e mortes e orgias, bailes e poupanças falidas. Tudo sem destino…

Abri as malas sem temor de ter esquecido. O que não é de mim, flutua no Edén perto da mão, a boca ou as entrepernas. O meu, que é meu, eu escrevo no intuito de tê-lo para mim, e persisto: tenho que ser feliz.

Un pensamiento en “Vinheta bilíngüe para um retorno-adiós.

Responder

