Ni de aquí nem de lá

Na sacada de casa aqui em La Habana movimenta-se a bandeira verde-amarela da ordem e progresso. Pus lá por estar alegre de onde vim, aonde aprendi assim escrever e arriscando meu samba estou gritando meus heróis da solidão.

Soy de un país sin bandera que amanece en mi corazón, renace en los ojos de mi hijo y transpira danzón, congrí y mar azul.

Descobri-me no continente, distante do que eu conhecia e teimava em acreditar. Menti para mim no espelho querendo ser YO, e sem saber da minha própria astucia caminhei em direção de MIM.

Cuando reconocí mis deleites, mi capacidad de sobrevivir y estas palabras sin reino vinieron a coronarme, escribí mi libro de destinos y pasados. En sus páginas invisibles dicté mi cuerpo con extremidades de luz, mi vientre de amigos y pecho de amores. Borré las verdades del ego, mi necesidad de vencer. Desconocí el juicio final… y atiné el destino en presente real y una conciencia sin culpas.

Lá onde me reconheces não sabes de onde sou… aqui se olha no olho mesmo se fosse para mentir. Não reconheço mais essa arbitrariedade da pátria, nem o solo que me viu nascer. Minha mãe que me trouxe ao mundo hoje fala português…

Y mi hijo que también nació de mí, hablará español.

2 pensamientos en “Ni de aquí nem de lá

Responder

