Subindo o Morro… descendo a montanha.

Subi o Morro há seis meses num dia de chuva e ainda sem abrir as minhas caixas fiquei sabendo de um show da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, na minha mesma rua, na Padre Justino. Mal sabia eu, que a cada final de semana, encontraria aqui no Querosene algum bom rolé para curtir.

Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, Festa do Boi 2012

Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, Festa do Boi 2012

O Cine Querosene, todo último domingo do mês, monta na rua frente ao Ateliê     D´Ollynda uma telona, com cadeiras que trazem os vizinhos, pipoca e geleias e aguardientes locais. A criançada invade geral e os amigos do Morro ficamos aí, sob as estrelas ou a garoa, curtindo nosso  cinema de bairro.

Cine Querosene

Cine Querosene

Aqui as casas abrem seus portões e às vezes rola festinha de bairro com artesanato, brechó, cachaças artesanais, forró e tambores.

Tambor de Criola

Tambor de Criola

IMG_0073

Três vezes por ano a Festa do Boi é a principal e mais famosa manifestação cultural de nosso bairro. Nascimento, Batizado e Morte do Boi, a festa Bumba meu Boi, que é tradição no Maranhão e que Tião Carvalho lidera aqui com os tambores de criola. Também aos domingos de manhã, na praça central, aquela onde tem um árvore, acontecem as oficinas para quem quer se aproximar deste evento.

Olha o Boi, Festa do Boi no Morro do Querosene

Aquecendo os tambores

??????????????????????

Os botecos do bairro são às antigas, espécies de armazém com cervejas geladas e bem mais baratas que por aí, e gente do bairro sentados sem camisa e de chinelos.

Na saideira do bairro, também fizemos nossa festa com os amigos. Show ao vivo do Nayangolo e o rock dos Godofredos, música cubana, rifa e sanduba de atúm e cerveza bien fría. 

No quintal de casa, de Brasil para Cuba.

No quintal de casa, de Brasil para Cuba.

Eu vou ficar com muitas saudades… e Benjamín também.

6 comentarios en “Subindo o Morro… descendo a montanha.

  1. Pingback: Instante mais, instante menos | ENTRE 2 LINGUAS

  2. Morro do Querosene é vida, amor e cultura! tudo isso dentro do querido Butantã, que entre seus problemas normais de bairros (transporte, principalmente), consegue conquistar sempre mais gente. Um viva ao nosso bairro!

    Me gusta

Deja un comentario