Capoeira: A própria língua do corpo

“os nomes não me prendem”

Mestre Pinguim

Capoeira é a língua do corpo. As palavras que gestam braços, virilhas, e pernas. Conversas em apoios, torções, e giros. Perguntam-me com chutes, socos, rasteiras. Respondem-se nas esquivas, cocorinhas, e rastejos.

Cada pessoa e os corpos tem um jeito inigualável, exato exclusivo. Como a voz que me sussurra sentidos, todas e todos, diferentes. Como os olhos que vem o horizonte, e perseguem com fome de herói, cada um com o seu espirito.

Cada pessoa tem sua capoeira. Seu jeito especial de gingar e seu modo de sonreir al espejo.

 Aonde vá está mão que pende? Até onde consigo levantar essa minha perna? Qual é o espaço exato que se esticam meus dedos? Onde está a minha sombra, existe?

Abaixa, vem aí uma pernada destruindo poesia. O pensamento te eleva do centro, perdido em devaneios, lá foi o presente, esquecido virou esquecimento.

Abre o olho. Abro-o.

Tudo quanto existe está alí frente, acima, abaixo, em volta; tornado visível, aquilo se faz forma, e sentido, e entonces vivido.

É, nas palabras do gesto, que não é possível mentir. Fala-se em silêncio, fala-se num beijo. Explica-se no abrazo. Se faz arte no sexo.

Não há nada que o corpo, este conjunto ósseo musculoso travesso, não consiga dizer para o outro.

Somos um, diferentes, todos. E neste espaço-vida onde o encontro sua, roce e pele, hálitos que perfumam as palavras. Cada um que baile do seu jeito.

Capoeira… Capoeira… Capoeira.

Iê!

2 pensamientos en “Capoeira: A própria língua do corpo

  1. Pinquim meu mestre meu amigo. Saudades e muitas… estou anos luz atrás de você ! Te ache haha sou uma Guerreira da senzala logo logo vou te ver e jogar um pouquinho mil beijos. Me manda email que passo meu telefone Axé .

    Me gusta

Responder

