Sempre que saio para caminhar me esqueço onde vou

Me veo claramente
buscando palabras que sepan dar vida y dar muerte al amor,
me veo claramente,
me veo si miro a mi alrededor

(Silvio Rodríguez)

Sempre que saio para caminhar me esqueço onde vou. Esqueço-me, en verdad, para saber aonde vou.

Na ausência de mapas e planos fica fácil acertar a nova direção. Qualquer lugar pode ser o principio de uma bela historia, de uma conversa infinita, de um olhar atravessando pedestres e avenidas.

(Qualquer é também um ponto, uma escolha, um fim…)

Naquela esquina nasce um encontro… morre entretanto a possibilidade de outros tantos universos, e outros tantos encontros.

A vida deve ser lembrada pelas pessoas que cruzaram sua caminhada. Aquelas que sem esforço travaram um abraço numa multidão qualquer. No meio ao silencio deram o mais largo beijo, um beso sem tempo nem compasso. Por aquelas conversas que sem entender o motivo viraram revoluções, sonhos que tornaram realidade ou tentaram a força e sem medo se fazer reais, verdadeiros.

É provável que eu não me lembre de todos meus belos encontros. Tem vezes que um, por entrega, por desapego de se mesmo, termina alugando castelos na memoria dos outros.

Tem vezes, ainda sem saber, que aquele instante será o inevitável começo de tudo que vem depois. Estes dão em livros, filhos-santos, anjos de assas humanas.

Outros encontros, muitos, são aquele único momento, segundos de um olhar, de uma conversa entrecortada e sem sentido que irão se apagar com o passar do tempo, mas que poderiam se escolhidos, ser tudo aquilo que não foi.

Cualqueira de esos, en la ausencia de mapas y de planes, será un encuentro…

Encontro é que faz a vida, instante onde quem se reconhece e entrega-se, aberto, abre ao outro a possibilidade de uma eternidade, de si próprio no outro e vice-versa.

Então saio para caminhar sem saber onde vou, esperando alguém que não espere por mim.

Quero ser lembrado somente em sonhos… Ensueños!

Responder

